Adriano Gatto: o intelectual do Ecossistema das Conexões Inteligentes
Com 122 milhões de clientes, Nubank cria produtos capazes de ganhar escala global

Em novo episódio do Nu Videocast, Laura Marino detalha a abordagem da área, da vista a clientes à infraestrutura de tecnologia integrada e escalável
O Nubank fechou o segundo trimestre de 2025 com quase 123 milhões de clientes. No centro de toda esta operação está a Conta, produto que concentra a maior parte das ferramentas oferecidas pela companhia e atende a mais de 110 milhões no Brasil, México e Colômbia.
No novo episódio do Nu Videocast, Laura Marino, GM Global da Conta do Nu, usa a conta como exemplo para detalhar como a empresa desenvolve produtos capazes de escalar globalmente.
Segundo ela, são quatro pontos-chave: “o primeiro, e provavelmente o mais importante, é focar no cliente. Precisamos entender profundamente nossos clientes, compreender suas necessidades e criar um produto que realmente resolva um problema para eles”, afirma a executiva.
A equipe da Conta criou inclusive uma rotina de visitas a clientes para investigações aprofundadas sobre como evoluir o produto de acordo com necessidades e experiências reais. A iniciativa foi replicada por outras áreas, aumentando o contato direto com os consumidores finais e, segundo Laura, alterando diretamente o roadmap das equipes.
O segundo ponto que ela destaca é o vínculo de confiança, afinal, os produtos do Nubank são construídos para facilitar a vida financeira dos clientes. O terceiro ponto se refere à importância de contar com uma equipe de alto nível que será capaz de compreender e atender a essas necessidades com soluções inovadoras.
O último pilar fundamental é a mentalidade global. “Não podemos reconstruir tudo do zero em cada país. Criamos plataformas que atendem a um propósito central, mas que podem ser estendidas e configuradas para as necessidades únicas de cada mercado”, explica.
Essa flexibilidade já permitiu, por exemplo, adaptar a experiência otimizada do Pix no Brasil para o sistema de pagamentos instantâneos SPEI no México e acelerar em mais de seis meses o lançamento do Bre-B, na Colômbia.
A conta inteligente: organização, conveniência e orientação
A partir dessa base, Laura relata como o Nubank é guiado pelo conceito de smart account, uma “conta inteligente” que combina organização, conveniência e orientação personalizada para ajudar os clientes a administrar melhor suas finanças no dia a dia. Esse conceito ajuda a guiar as decisões sobre o produto, que é a porta de entrada para um cliente decidir transacionar uma fatia maior de suas finanças pela instituição.
“Organização” se refere a separar o dinheiro do mês, reservar valores para objetivos de médio e longo prazo em áreas que rendem mais e planejar despesas futuras para evitar imprevistos. Ferramentas como as Caixinhas ajudam a manter o controle e a disciplina financeira.
“Conveniência” vem de oferecer transações rápidas e simples, com o menor número de cliques e gasto de tempo para o cliente.
Já “Orientação” se refere a tudo aquilo que a instituição pode sugerir ao cliente, com base em inteligência formada por comportamentos anteriores, para que ele otimize sua vida financeira. Aqui entram as funcionalidades do Assistente de Pagamentos – lembretes de contas a pagar, avisos quando o saldo não for suficiente para cobrir despesas e recomendações personalizadas de acordo com o comportamento financeiro.
Revista Sucesso SA